Fiscalização Eletrônica e Cruzamento entre Obrigações e Guias
Vivemos num momento em que a contabilidade passa por uma transformação digital. O projeto Sped, o Serviço Público de Escrituração Digital, lançado pela Receita Federal em 2007, causou uma ruptura muito grande no mundo contábil.
Houve a inevitável união da contabilidade com o mundo da tecnologia. Assim, hoje não é possível falar de lançamento de débito de crédito, sem pensar nos registros da ECD. Ou falar de livros de entradas ou saídas do ICMS, sem comentar dos registros do Sped Fiscal.
Você deve ter ouvido falar de registro pai e filho. Seprador pipe, formato TXT ou XML… enfim é o novo idioma dos contadores e profissionais da área fiscal.
É certo de que as mudanças chegam. E mudam tudo. E depois mudam tudo de novo. E como nos preparar diante dessas novidades. Como focar em algo novo, sem ter o preparo ou conhecimento suficiente, já que são informações e demandas que fogem a nossa formação e ao nosso dia a dia.
Uma coisa é certa. Toda sua contabilidade é toda digital. E cada vez mais será. Não adianta ser resistência. É necessário resiliência e compreensão para entender de que tudo muda. E as vezes é pra melhor.